Faleceu na manhã desta quinta-feira (21/07), aos 89 anos, o ex-presidente da Aerp, João Lydio Seiler Bettega. Radiodifusor, pioneiro no Paraná, diretor geral do Grupo Bettega, que conta com as rádios Caiobá (FM 102,3), Ouro Verde (FM 105.5) e Difusora (AM 590), em Curitiba.

O velório será nesta sexta-feira (22/07), das 8h às 13h, no Cemitério Água Verde, em Curitiba.

Curitibano, nascido em 28 de abril de 1933, “Dide Bettega”, como era chamado por amigos e familiares, sempre foi um apaixonado pelo rádio, meio que ajudou a construir e transformar, no Paraná, com seu pioneirismo.

Bettega fazia parte do Conselho Permanente Guardiões da Aerp, foi presidente da Associação nos anos de 1988 e 1989 e em 2016 recebeu a Ordem do Mérito das Comunicações no Grau de Oficial, homenagem concedida pelo Ministério das Comunicações como forma de reconhecer as contribuições para o desenvolvimento do setor no Brasil.

Pioneiro da radiodifusão

Bettega era conhecido no meio da radiodifusão por sempre estar à frente, trazendo inovações para o setor. A rádio Ouro Verde, por exemplo, foi a primeira rádio segmentada de Curitiba. Para a década de 1960, criar uma rádio para um público específico era uma ideia bastante ousada.

Ele também participou de inúmeras experiências de transmissão, sempre em busca de novos equipamentos e soluções técnicas para suas ideias. Ele garantiu até os primeiros sinais de televisão, bem antes de sua fundação no Paraná, quando exibiu imagens num evento realizado, com artistas da Tupi paulista, no centro de Curitiba.

Homenagens

O presidente da Aerp, Caique Agustini, recebeu a notícia com grande pesar:

“Novamente os céus se alegram enquanto a radiodifusão paranaense chora. Dr. Bettega contribuiu imensamente para conduzir a Aerp ao papel de entidade com o peso e a relevância institucional que ela adquiriu no estado do Paraná e no Brasil. Sua gentileza, sabedoria e perseverança não serão esquecidos.”

O presidente do Sert-PR, Cezar Telles, também lamentou a perda:

“Que tristeza. Um dos melhores homens que eu conheci. Exemplo de educação e seriedade. Que Deus o tenha. Meus sentimentos a toda a família.

Vários radiodifusores de todo o Paraná também prestaram suas homenagens:

“Grande Baluarte do Rádio Brasileiro. Exemplo para muitos e profissional ilibado! Que Seja Abençoado nos Braços de Deus!”, João Miguel, radio Cultura de Apucarana.

“Bettega, grande amigo de longa data. Amigo da família. Que Deus o receba de braços abertos e tenha o repouso merecido”, Flavio Ghellere Jr, rádio Itaipu, de Foz do Iguaçu.

“Que notícia triste! Foi um grande líder da radiodifusão paranaense! Excelente conselheiro, amigo fiel, grande empresário do rádio em Curitiba! Lamento muito! Meus pêsames aos familiares!”, Ilidio Coelho, Rádio Ilustrada FM, de Umuarama.

“Aerp está de luto. Que papai do céu lhe dê o descanso eterno e aos familiares e amigos das rádios, força e coragem neste momento difícil. Grande abraço a todos”, Agustinho Seleski, radio Princesa, de Francisco Beltrão.

“Perdi um professor…que Deus o tenha”, Ricardo Spinosa, da rádio Paiquerê 98.9, de Londrina.