Após dois anos sem reunir a categoria, evento na capital abriu série de encontros regionais e uniu profissionais do rádio e da televisão de todo o Estado na capital paranaense.


Curitiba recebeu nesta segunda-feira (28) o primeiro evento de uma série de Encontros Regionais promovidos pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) e pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (Sert-PR). O evento gratuito contou com palestras com temas técnicos, jurídicos, tendências de mercado e inovações apresentadas por especialistas convidados. Além de um dia todo ligado ao estudo do mercado, os convidados foram presenteados ao final do evento com o “Workshow – Soluções Criativas”, do artista de renome nacional Thedy Corrêa – músico, escritor, compositor e palestrante, fundador da banda de rock Nenhum de Nós. Um momento de descontração para despertar a criatividade de cada profissional do rádio e televisão.

O encontro na capital paranaense contou com a participação de autoridades estaduais; apresentação com representante da Kantar/Ibope sobre o crescimento da audiência do rádio e da TV no país; apresentação dos resultados da pesquisa inédita do Censo da Radiodifusão no Paraná; as comemorações dos 100 anos do Rádio no Brasil; além de palestras técnicas de grande importância para os radiodifusores.

Durante a sua fala de abertura o presidente da Aerp, Caique Agustini, e o presidente do Sert-PR, Cezar Telles, homenagearam os dois ex-presidentes da Aerp, Michel Micheleto e Márcio Villela, falecidos em 2021, enaltecendo o trabalho desses dois profissionais. Augustini também destacou os pontos fortes e os desafios do setor, reforçando a importância das pessoas no dia a dia dos meios de comunicação, mesmo em uma era com tanta tecnologia.

Credibilidade e Relevância

Entre as autoridades que estiveram presentes no evento, a palavra em destaque foi credibilidade, principalmente em uma ano de eleição. “Temos que a cada dia provar nossa credibilidade, mostrar que trabalhamos para a sociedade, e resgatar a confiança da população nos meios de comunicação”, disse o secretário de Estado da Comunicação do Paraná, João Evaristo Debiasi, durante sua fala no evento.

Inovação e a importância do rádio e da televisão na vida da população também foi a tônica do discurso do Secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Salvadori Martinhão. “A pandemia deixou ainda mais claro a importância dos meios de comunicação, que fizeram a tarefa de informar e orientar a população neste momento difícil”, disse.

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Slaviero, destacou a importância do encontro regional para reunir os profissionais de diversas regiões do Paraná. “São eles que levam a informação verdadeira e de credibilidade a todos”, enfatizou.