“A confiança no rádio e na televisão jamais será abalada ou substituída por novas mídias, precisamos mostrar com força o nosso papel imprescindível na vida da sociedade brasileira. Esse é um dos objetivos da associação”, destacou Caique Agustini durante a solenidade.

Por Fernanda Nardo


Em solenidade realizada de maneira virtual, nesta segunda-feira (31), a nova diretoria e conselho fiscal da AERP (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) assumiram a gestão da entidade pelos próximos três anos. O empresário e Diretor Executivo do Grupo Verde Vale, de União da Vitória, Caique Agustini, estará à frente da Associação, e Viviane Martins, da Rádio Lagoa Dourada, de Ponta Grossa, na vice-presidência, para o triênio 2022-2024. Devido ao aumento no número de casos de Covid-19, a cerimônia ocorreu de forma virtual.

Agustini assumiu a presidência da AERP em 2021, após o falecimento do ex-presidente, Michel Micheleto, ocorrido no dia 15 de abril, por complicações provocadas pela COVID-19. Durante a solenidade, também ocorreu a Assembleia de Prestação de Contas da Aerp e do SERT- PR (Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná).

O novo presidente iniciou sua fala reforçando a escolha pelo modelo virtual da cerimônia, que se deu devido ao aumento nos casos de Covid-19. Também destacou que a Aerp trabalha utilizando as tecnologias neste momento de distanciamento para avançar com as pautas e discussões e, assim, poder contar com a presença, mesmo que virtual, dos amigos/associados que são fundamentais na troca de experiência e conhecimento para apontar uma direção rumo às decisões estratégicas que beneficiem todo o setor.

Agustini pontuou as perdas irreparáveis que sofremos durante esses anos de pandemia. “Amigos de jornada, profissionais competentes que deixaram a sua marca na radiodifusão e na vida de cada um de nós e seguem nos inspirando com suas trajetórias”.

O novo presidente pontuou que está feliz em assumir a presidência da Aerp neste momento importante, afinal, comemoramos os 100 anos do rádio brasileiro e estamos em um ano eleitoral, momento no qual o rádio e televisão brasileira assumem com mais vigor o papel de ajudar a democracia a se fortalecer. Segundo Agustuni, ele conta com o apoio da equipe capacitada da associação para vencer os desafios e superar as expectativas nesta gestão.  

“Meu trabalho vem balizado com o que foi feito nas últimas gestões. Vamos fortalecer e ampliar ainda mais o que foi feito nos últimos 20 anos e que se reflete no resultado da radiodifusão paranaense, que na minha visão é acima da média brasileira”, disse. 

Ele também destacou os projetos, estratégias de fortalecimento do setor, da presença das mulheres que se destacam cada vez mais na radiodifusão e a importância da Aerp Jovem. Neste momento, o ex-presidente da Aerp, Alexandre Barros, pediu a palavra e reforçou a importância de validar as ideias das novas gerações.

“O Caique é um projeto da Aerp Jovem, desde muito cedo ele participava das reuniões na Aerp e hoje chegou à presidência. Apostar nos jovens significa dar sobrevida aos nossos negócios”, acrescentou Barros.

PROJETOS – Entre as iniciativas, o novo presidente pontuou que pretende estreitar os laços com o poder público, inclusive, em Brasília; lutar para amenizar a burocracia que afeta os empresários da radiodifusão; focar no projeto de geração de energia; e na parceria Aerp & Nextdial, com objetivo de construir uma rede de rádios online através do streaming, algo pioneiro do Brasil quando nos referimos ao áudio. Mais de 110 emissoras participam deste projeto. “Essa audiência  poderá no futuro ser convertida em mais recursos para as emissoras”, disse Agustini.

Criatividade e Credibilidade

Caique Agustini acredita que o rádio e a televisão devem andar juntos, focar na criatividade e na credibilidade, além de buscar espaço, afinal, existe um Brasil real que depende destes meios para continuar se informando.

“Enquanto estiver uma antena de pé, teremos a força e a voz do rádio e da televisão levando informação à população. A confiança destes meios jamais será abalada ou substituída por novas mídias, precisamos mostrar o nosso papel imprescindível na vida da sociedade brasileira. Esse é um dos objetivos da associação”, afirmou. 

 Perfil do presidente

Caique Agustini tem 38 anos e é natural de União da Vitória (PR). Além de Diretor Executivo do Grupo Verde Vale de Comunicação, que abrange a FM Verde Vale, CBN Vale do Iguaçu, Portal VVale, Jornal O Comércio e Girafa Comunicação Interativa. É formado em Administração e Marketing pelo Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu) e Contabilidade pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv) e possui pós-graduação em Comunicação e Negócios.

Agustini já foi presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (Sert/PR) por dois mandatos (2013-2018) e atualmente é diretor jurídico da entidade. Também integra o Conselho Superior da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Ele assumiu a presidência da Aerp ainda em 2021, com o internamento e posterior falecimento do então presidente Michel Micheleto.

Confira a nova diretoria executiva e o conselho fiscal da Aerp:

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Michel Micheleto (Rádio Banda B)

Vice-Presidente: Carlos Henrique Agustini (FM Verde Vale)

Diretor Administrativo: Walber Souza Guimarães Junior (Cianorte FM)

Diretor Financeiro: Rogério Afonso (Rádio Transamerica)

Diretor Comercial: Marcelo Garcia Requena (Rádio FM Independência Ltda)

Diretor Jurídico: João Antonio Fonseca Tavares dos Santos (Rádio 98 FM)

Diretor Institucional: Carlos Alexandre Rocha Barros (Maringá FM)

Diretor Técnico: Roberto Lang (Rede Vividense de Comunicação Ltda)

Diretor de Comunicação: Luiz Antonio Benzoni Benite (Rádio Massa FM)

Diretor de Televisão: Mariano Lemanski (GRPCom)

Diretor Regional Capital-Litoral: Leonardo Petrelli (Rádio FM Independência)

Suplente: Augusto S. Gonçalves Oliveira (Rádio Caiobá FM)

Diretor Regional Norte: Ricardo Spinosa (Rádio Paiquerê FM)

Suplente: Andre Gustavo de Souza Faria (Rádio Paiquerê FM)

Diretor Regional Noroeste: Ilidio Coelho Sobrinho (Rádio FM Ilustrada)

Suplente: Clermont D’avila Sobrinho (Rádio Águas Claras FM)

Diretor Regional Oeste: Cristiano Krames (Rádio Graúna de Palotina)

Suplente: Moacir José Hanzen (Rádio Independência de Medianeira)

Diretor Regional Centro-Sul: Ivaldir Perachi (Rádio Líder Sul FM)

Suplente: Melanie Lisboa Triches (Rádio Vale do Mel)

Diretor Regional Sudoeste: Adir Seleski (Rádio Cristal)

Suplente: Giovanni Pagnocelli (Rádio Vizinhança FM)

Conselho Fiscal: Flavio Guellere Junior (Rádio Itaipu Ltda); Alexandre Marques Guimarães (Rádio FM Vale do Sol); João Garcia (Sociedade de Radiodifusão Padre Eduardo Ltda); Renato Silva (Rádio Colméia Ltda); Eloi Bonkoski (Rádio Musical FM); Helena Miyoko Miura da Costa (Rádio Vale Verde Ltda)