É com pesar que informamos que o empresário, advogado, ex-vice-presidente da Aerp, José Francisco Soares Linhares faleceu aos 88 anos, de morte natural. Linhares era proprietário da Rádio Ilha do Mel FM, em Paranaguá


Linhares faleceu aos 88 anos, de morte natural, deixando um legado na radiodifusão paranaense.

A cerimônia de cremação foi realizada no Cemitério Vertical em Curitiba, no Tarumã, nesta quinta-feira (02/12).

Nossos mais profundos sentimentos à família Linhares.

Estamos em luto pelo ex-vice-presidente e atual guardião da Aerp, profissional e amigo que perdemos.

Equipe Aerp e Sert-PR


Sobre o Dr. Linhares

“Dr. Linhares era além de um grande amigo, um radiodifusor exemplar, com habilidade de liderança ímpar e uma capacidade de relacionamento político e social muito grande. Acima de tudo, era um ser humano muito querido. Um homem que cuidava dos seus com muito carinho. Foi um dos melhores amigos que eu conquistei ao longo dos meus 40 anos de radiodifusão. Na minha gestão ele foi um diretor sempre presente na hora das decisões importantes e sempre com uma palavra de sabedoria para orientar os mais jovens. Uma grande perda não só para a radiodifusão, mas para todos nós que éramos seus amigos”, lamentou o CEO do GMC e diretor institucional da Aerp, Alexandre Barros.

Para o diretor Regional Noroeste e proprietário da Rádio FM Ilustrada, de Umuarama, Ilídio Coelho Sobrinho, José Linhares era o sempre presente presidente da Região Sul e Litoral da Aerp, durante sua gestão na associação. “Feliz proprietário da tão encantada Rádio Ilha do Mel, de Paranaguá, seu Linhares, como nós o chamávamos carinhosamente, era sempre aquela pessoa simples, humilde e brincalhona. Nas nossas reuniões de diretoria, quando ele não podia comparecer por algum motivo justificado, mandava sua neta, Paula Werner Linhares, que sempre foi sua fiel escudeira. Levei um choque quando soube hoje de seu falecimento. Aqui, no nosso mundo, só deixou amigos e simpatizantes. Lamento muito a perda de mais um grande líder da radiodifusão paranaense. Descanse em paz, amigo”, destacou.

O conselheiro fiscal da Aerp, João Garcia, também mandou sua mensagem de carinho diante desta grande perda para a radiodifusão do Estado. “Grande Linhares, formou uma família muito querida e com seu jeito humilde e educado, conquistava todos nós. Agora vai ao lado da esposa. Nosso profundo respeito aos familiares”, destacou.

A história de Linhares na radiodifusão começou como comentarista esportivo em várias rádios da capital, entre elas a Rádio Colombo e a Rádio PR B2. A partir de 1996 assumiu a diretoria da Rádio FM Ilha do Mel, em Paranaguá, onde dirigiu até o ano de 2021, com o apoio dos netos Paula Werner Linhares – que foi a segunda tesoureira na gestão do Sert-PR de 2013 a 2015 -, e José Leonardo Linhares.

Desde o início dos anos 2000, participou da diretoria da Aerp por várias gestões. Atualmente, Linhares figurava no Conselho Permanente dos Guardiões da Aerp.

Dr. Linhares, como era assim conhecido, nasceu no interior em 1933, na cidade de Teixeira Soares, e aos dois anos de idade mudou-se com sua família para Paranaguá, no bairro de Alexandra, seu pai telegrafista e a mãe professora, juntamente com seu irmão mais novo, Ogamar Linhares. Perdeu o pai quando tinha apenas três anos de idade e foi criado pela mãe e os seus tios.

Passou pelos bancos escolares do colégio São José, Manoel Viana, Instituto de Educação e Comércio. Formou-se advogado na Universidade Federal do Paraná, em 1958. Começou a trabalhar com apenas 12 anos na empresa Rocha SA. Antes de atuar na radiodifusão, Linhares também dirigiu o Clube Atlético Seleto de 1964 até 1980, foi nesse local que conheceu sua esposa, Erenita Borgias Linhares, onde tiveram um único filho, Ogarito Borgias Linhares em 1956.

Além do filho Ogarito e a nora Marinelli, ele deixa os netos, Clarissa, Paula, Diego e José Leonardo, além dos bisnetos, Mateus, Isabela e Vitor.