Cezar Telles prevê desafio no entendimento com as categorias funcionais e quer propor piso salarial regionalizado

por Amanda Yargas

Cezar Telles, da Rádio Antena Sul FM, de Castro, foi reeleito nesta quinta-feira (11/11) para seu segundo mandato na presidência do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (Sert-PR). Ilídio Coelho Sobrinho, da Rádio Ilustrada de Umuarama, assume a vice-presidência. A posse está marcada para o dia 31/01/2022. (Veja o quadro completo da diretoria eleita ao final da reportagem) 

Entidade forte e atuante

Cezar lembra que assumiu o Sert-PR justamente ao ser cancelada a obrigatoriedade das contribuições sindicais. “A gente não sabia naquele momento o que aconteceria com relação às receitas do sindicato. O primeiro ano foi de muito estudo e quando começamos a retomar veio a covid”. 

Por isso, ele avalia que a gestão foi “tosada”. Mas, ele explica que o Sert-PR conhece o percentual dos radiodifusores que contribuem, que é relativamente alto, segundo ele. “Hoje o radiodifusor entende que precisa de uma entidade forte, atuante, com um discurso uníssono sobre o que queremos e pretendemos”.

O presidente conta que, na pandemia, muita gente descobriu o rádio, quando precisou ficar em casa. “Nesse sentido eu acho que o rádio ganhou. Se não conseguiu monetizar isso ainda durante a pandemia, vai conseguir agora, porque fidelizou um novo ouvinte”. 

Equilíbrio empresa – funcionários

O presidente do Sert-PR avaliou que, como não houve praticamente nenhum reajuste durante as negociações das convenções coletivas dos últimos dois anos, esse deve ser um tema de colisão na próxima vez que o sindicato patronal se reunir com o funcional. 

Ele considera que vai ser preciso compreensão de ambos os lados para chegar a um acordo que traga equilíbrio. “Vamos esperar que tenha compreensão da parte dos funcionários e que os radiodifusores consigam também entender que a gente vai precisar contribuir um pouquinho mais agora com a classe trabalhadora também. É o meu grande desafio, achar uma fórmula que equalize as expectativas dos dois lados”. 

Outro ponto dessa questão que ele pretende trabalhar é o piso salarial único para jornalistas no estado. Segundo Telles, a realidade de cidades menores é muito diferente das cidades grandes e as condições financeiras das rádios também é outra. “Isso é ruim até para os jornalistas. Novos jornalistas que estão se formando hoje, infelizmente, não estão conseguindo emprego. Essa é uma das coisas que eu pretendo tentar resolver nessa gestão”. Telles propõe a criação de um piso regionalizado com faixas salariais compatíveis com o porte da cidade de atuação. 

DIRETORIA

Diretor Presidente Cezar Telles

Diretor Vice Presidente Ilídio Coelho Sobrinho

Diretor Vice-Presidente de Rádio Fernando Vitorino Martins 

Diretor Vice-Presidente de Televisão Mariano Lemanski 

Diretor Administrativo Cristiano Mauricio Krames 

Diretor Secretário Ivaldir Peracchi 

Diretor Primeiro Tesoureiro Maria Lúcia C. Maia Kotsifas 

Diretor Segundo Tesoureiro Jussara Harmuch 

Diretor Jurídico Carlos Alexandre Rocha Barros 

Diretor Técnico Marco Roberto Lang 

CONSELHO FISCAL 

Alexandre Marques Guimarães 

Carlos Henrique Agustini 

Helena Miyoco M. da Costa

Suplentes do Conselho Fiscal

Fabíola Bueno de Magalhães 

João Miguel Ignácio

João Garcia