Colegas radiodifusores e autoridades…
 
Nosso sindicato patronal (SERT), o qual hoje presido, está empenhado e compromissado com a defesa dos melhores interesses de toda nossa categoria paranaense. Inclusive, estamos trabalhando ativamente no fortalecimento de nossa federação, em Brasília, a FENAERT. Entidade que congrega os interesses das emissoras de todo o Brasil.
 
Nossas ações de combate às rádios comunitárias, que de forma ilegal e com desigualdade tem imprimido vários formatos de trabalho que burlam a legislação pátria, inclusive afrontando diretamente o ministério das comunicações e Anatel, no Paraná, tem sido bem sucedidas.
 
Além disto, as conversações com os sindicatos correlatos, dos trabalhadores em radiodifusão tem sido constantes, com discussões que caminham para uma melhora considerável para nossos negócios e colaboradores.
 
Ministro Paulo Bernardo, lá em Brasília durante a cerimônia de assinatura do decreto migração AM para o FM, o senhor disse que aconselhou a Presidente Dilma a falar com o coração ao se dirigir aos radiodifusores. Seguindo seu conselho ela frisou que nós devemos articular nossas diferenças e não segrega-las. Por isso peço aos senhores que abram o coração:
 
Este mês de novembro é realmente um mês para ficar na historia.
Após tantos e tantos anos relegados a discussões secundárias, que previam pouca capacidade de crescimento e apenas de subsistência, o rádio AM, esteve valoroso, tradicional e pioneiro veiculo de comunicação recebeu a oportunidade de continuar construindo sua historia e desbravando um Brasil que muitas vezes se desconhece.
 
O rádio, principalmente o AM, oportunizou a incontáveis profissionais mostrarem seu talento e a construírem carreiras de sucesso em áreas muitas vezes distantes da comunicação, inclusive, alguns fazem parte desta mesa.
 
Neste novembro uma parte da radiodifusão brasileira recebeu o tratamento que deveria ter recebido há muitos anos, talvez décadas atrás, e que hoje é tratada como uma conquista mas que deveria ser vista como um ato, que demonstra respeito e nada além de respeito a este segmento, seus profissionais e sua história.
 
O Rádio e a Televisão no Brasil têm peso e relevância gigantescos na construção desta nossa Democracia, para o bem e para o mal, pois de maneira quase sempre livre, aberta e gratuita, revela o Brasil aos brasileiros. Uma nação municipalista e que desconhece sua imensidão, onde milhares de municípios são tratados como secundários, pela sua baixa relevância demográfica, social econômica e principalmente eleitoral. Nenhuma destas qualidades é capaz de relevar a capacidade do seu povo, que se auxiliado da maneira correta, crescerá e vai progredir, com ordem e respeito.
 
Este mês de novembro é realmente um mês para ficar na historia.
Temos aqui orgulhosamente reunidos as maiores autoridades paranaenses no estado e no país. Homens e mulheres que estão contribuindo muito para a construção de um Brasil mais forte e pujante, menos desigual e burocrático, mais saudável, robusto e respeitoso com SUS cidadãos. Senhoras e senhores competentes componentes desta mesa, saibam que temos orgulho indistinto em tê-los como nossos representantes, e mesmo cientes de todo vosso trabalho é necessário dizer que precisamos mais.
 
Temos muita sede de melhores serviços públicos, entre eles muito mais agilidade no andamento de qualquer demanda deste setor via Anatel ou Ministério das Comunicações. Precisamos de transporte publico massivo e com qualidade, pra que além de nós, o mundo todo, tenham chance de conhecer o Brasil, e retornar em segurança aos seus lares e suas famílias.
Queremos uma legislação trabalhista e fiscal mais inteligente, que nos permita contratar e pagar melhor nossos colaboradores, incentivando mais a economia em nossas próprias cidades, e menos em uma capital federal distante de tudo e de todos.
 
Precisamos de uma educação capaz de qualificar nossos filhos para o futuro, porque o presente amanha já é passado.
Queremos agilidade e mais pragmatismo na desburocratização no país, e pleiteamos com urgência a flexibilização da voz do Brasil, antes do inicio da copa de 2014, para mostrar ao mundo que somos uma democracia livre sem resquícios de ditadura.
 
Tudo isso lhes pedimos e solicitamos respeitosamente sabendo que este trabalho é árduo, complexo e cheio de entraves, e por isso mesmo, os senhores não precisarão fazê-lo sozinhos. Estamos sempre juntos e próximos, prontos a auxilia-los na discussão e na construção de propostas, comunicando e disseminando as boas praticas e ideias, algo que esta no sangue de todo paranaense.
 
Governador Beto Richa, como o senhor costuma dizer: “ O Paraná é feito de muita gente, gente talentosa e trabalhadora, que faz o estado crescer e seguir adiante..”
 
Nós com muito orgulho fazemos parte dessa gente. Martin Luther King disse que para criar inimigos não é preciso declarar guerras, basta dizer o que se pensa. Todos aqui sabem muito bem o quanto isso é verdadeiro.
 
Senhores, no sermão do Santíssimo Sacramento, o Padre Antonio Vieira diz que Toda a vida não é mais que uma união…Uma união de pedras é edifício…uma união de tábuas é navio…uma união de homens é exercito…mas, sem esta união tudo perde o nome, e perde o ser.
 
O Edifício sem união é ruína… o navio sem união é naufrago…o exercito sem união é despojo…Até o homem com união é homem, sem união é cadáver.
 
Pois o exercito da radiodifusão está unido e reunido aqui hoje, para aplaudir e celebrar com orgulho as batalhas vencidas até agora. Preparemos o espírito para as próximas batalhas que virão. Pois unidos e apenas unidos, venceremos a guerra por uma radiodifusão mais livre, democrática e capaz de enfrentar o concorrido mercado da comunicação.
 
Que todos tenhamos força, coragem e fé, para fazer o que é preciso ser feito; sigamos juntos por uma nova radiodifusão.
 
PARABÉNS A TODA EQUIPE QUE ESTÁ TRABALHANDO ATIVAMENTE PARA A PERFEITA REALIZAÇÃO DESSE EVENTO. OBRIGADO A TODA DIRETORIA E EX-PRESIDENTES DO SERT PELA OPORTUNIDADE. UM ÓTIMO CONGRESSO A TODOS.