A entidade administradora da digitalização da TV vai encomendar pesquisas para mapear o alcance dos equipamentos de televisão digital nos domicílios brasileiros.

O objetivo é dimensionar os índices de penetração da TV digital para traçar estratégias com foco no alcance da meta dos 93% de cobertura necessária para o desligamento do sinal analógico. Os estudos serão realizados com base na metodologia da PNAD, do IBGE.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a primeira pesquisa, já em andamento, analisará a situação atual dos domicílios com recepção digital e, pouco antes do desligamento do sinal analógico, a segunda avaliará se o alvo foi atingido.

“Estamos trabalhando com uma pesquisa de marco inicial, para saber de onde estamos saindo. E a outra será feita pouco antes do desligamento uma vez que, pela experiência internacional, sabemos que a maior concentração de compra de aparelhos se dá nos meses finais do cronograma” explica o conselheiro da Anatel, Rodrigo Zerbone.

Para fomentar a compra de equipamentos digitais de TV, Zerbone disse que está em análise a realização de campanhas da indústria e do comércio varejista para concessão de maiores descontos nos aparelhos.
Já existem no mercado modelos simples de televisores que custam cerca de R$ 300, e conversores digitais de aproximadamente R$ 100.

 

Fonte: ABERT