O Conselho Diretor da Anatel aprovou hoje o edital de licitação da faixa de 700 MHz, que tem como objetivo ampliar a infraestrutura de telecomunicações do País. Os valores dos lotes em licitação, porém, serão divulgados tão somente após manifestação do Tribunal de Contas da União.
Com a utilização da faixa de 700 MHz, será possível levar telefonia móvel e internet em banda larga de alta capacidade inclusive às áreas rurais a um custo operacional mais baixo, uma vez que essa faixa é ideal para a cobertura de grandes distâncias. Atualmente, o 4G no Brasil é prestado na faixa de 2,5 GHz.
A Anatel propõe a licitação de blocos de 10 MHz cada, em primeira rodada, cabendo aos vencedores arcar com os custos de medidas necessárias para a superação de eventuais interferências prejudiciais em relação à TV Digital, bem como com aqueles decorrentes da redistribuição dos canais de TV e RTV (retransmissoras).
A matéria foi relatada pelo conselheiro Rodrigo Zerbone. As análises e votos da reunião do Conselho Diretor de hoje estarão disponíveis em http://migre.me/kvwxq.
Fonte: ANATEL