Ivaldir Peracchi assume a presidência do Sert-PR, tendo Adir Seleski na vice-presidência. No comando da Aerp, estará Rodrigo Martinez com Márcio Luiz Martins como vice.
O Sert-PR (Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná) e a Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) realizaram nesta segunda-feira (10), a cerimônia de posse das novas diretorias para a gestão 2025-2028. O evento simboliza a renovação do compromisso das entidades com a defesa e o fortalecimento da radiodifusão no estado, promovendo a inovação e a valorização dos meios de comunicação tradicionais.
O presidente do Sert-PR, Ivaldir Peracchi, da Rádio Líder Sul, de Laranjeiras do Sul, falou sobre os planos para a nova gestão. “Temos o plano de dar continuidade ao trabalho que foi feito nas gestões anteriores, diga-se de passagem, um excelente trabalho, e também incrementar novas ideias se assim se fizer necessário. Nosso trabalho se estende à parte jurídica e técnica e queremos manter um bom relacionamento entre o nosso sindicato e o sindicato dos radialistas e jornalistas, sempre visando o bemestar de ambos”, ressaltou Peracchi.
Rodrigo Martinez, vice-presidente da Rede CNT, assume a presidência da Aerp, e destacou que a entidade seguirá empenhada em impulsionar a inovação nos meios rádio e televisão. “Temos muitos desafios pela frente porque a televisão e o rádio precisam estar cada vez mais alinhados às novas tecnologias. Precisamos avançar integrando o melhor delas e mostrar o verdadeiro potencial da nossa indústria. Entretanto, é essencial que tenhamos condições equitativas para competir com as big techs, assegurando um crescimento justo e sustentável para todos”, afirmou.
O novo presidente da Aerp também destacou a urgência da desburocratização da regulamentação da radiodifusão “Temos uma regulamentação retrógrada, em vigor desde 1962, precisamos nos modernizar neste sentido, da mesma forma que precisamos avançar no tema assimetria regulatória e garantir a adequada remuneração dos conteúdos gerados pela televisão e pelo rádio, frequentemente utilizados nos meios digitais”.
O governador Carlos Massa Ratinho Júnior, presente na cerimônia, destacou a importância da Aerp na radiodifusão paranaense. “A AERP vem para coordenar todo esse meio de comunicação, de rádio difusão, que é tão importante para o desenvolvimento do nosso estado. A comunicação tem a responsabilidade de ser o olho clínico da sociedade, aquele que está próximo da população, que trabalha e luta pelas causas da melhoria do nosso estado”, concluiu.
A posse contou com a presença de proprietários de emissoras de rádio e televisão do Paraná, representantes do setor em âmbito nacional e lideranças de instituições públicas e privadas nas esferas municipal, estadual e federal. A ampla participação reforça a relevância da comunicação para o desenvolvimento social e econômico do país, destacando o papel fundamental da radiodifusão na informação, cultura e prestação de serviços à sociedade.