O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (28.07), na gerência regional em Curitiba (PR). O desligamento do sinal analógico em Curitiba e em mais 26 municípios da região e as negociações da Sercomtel foram abordados pelo presidente durante a coletiva.
Sobre a antecipação para 30 de outubro da primeira pesquisa sobre o desligamento do sinal analógico na região metropolitana de Curitiba, o presidente explicou que “foi uma solicitação da Associação das Emissoras da Radiodifusão do Paraná (AERP) que o Gired atendeu. Antecipamos em 30 dias a primeira pesquisa. Curitiba é uma cidade modelo. Veremos quais as condições em 30 de outubro, quando será realizada a primeira fase da pesquisa”, explicou.
Ao ser perguntado sobre como estão as negociações sobre a Sercomtel ele disse que os conselheiros da Agência já se reuniram duas vezes com a direção da empresa. Na primeira, a Anatel somente ouviu e na segunda eles apresentaram um plano para tentar resolver os problemas da companhia. Juarez Quadros informou que uma equipe da Agência tem ido à Londrina, na sede da Sercomtel, para acompanhar o trabalho. Na semana passada, sete fiscais estiveram na Sercomtel.
O Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), que coordena todo o processo no país, aprovou a antecipação em 30 dias da primeira pesquisa sobre o desligamento do sinal analógico na região metropolitana de Curitiba. Ele estava marcado inicialmente para 30 de novembro, o resultado da pesquisa será divulgado em 30 de outubro. O desligamento do sinal na região está previsto para o final de janeiro de 2018.
Fonte: Anatel
.