Programação religiosa segue dominando TV aberta

A Ancine publicou esta semana dados referentes ao ano de 2016 sobre a programação das emissoras de TV aberta, em um levantamento que considera apenas as cabeças de rede nacionais, ou seja, as maiores geradoras, desprezando emissoras de pequeno porte ou regionais.

Um dos dados mais importantes constatados pelo levantamento da Ancine é a escalada, nos últimos anos, do crescimento da programação religiosa nas emissoras brasileiras. Segundo o relatório da agência, “verifica-se expressivo crescimento desse tipo de obra pelo menos desde 2012, volume que ultrapassa os demais gêneros de obras em 2013, atinge e ultrapassa a marca de um quinto de todo o conteúdo programado em 2014 e 2015, respectivamente. Acrescente-se observação do perfil das redes que programam maciçamente esse tipo de conteúdo, orientado no sentido da veiculação de cultos, missas, eventos etc., ou no da abertura de espaços que permitam a propagação da fé, com a qual melhor se identifica o canal. Não menos importante, há que observar que o volume de participação de conteúdo religioso na TV aberta seria, consideravelmente, maior, não fossem restrições impostas pelos limites da opção metodológica do trabalho”.

Com 21% do tempo de programação das emissoras, em média, os conteúdos religiosos, que já prevaleciam em 2015 e 2014, seguem sendo o gênero com mais horas transmitidas, seguida por telejornais (15%), séries (12% e variedades (7%). A rede CNT é a que tem o maior percentual de horas dedicadas a cultos (89.6%), seguida da Rede TV (43,7%), Record (22,9%) e Band (16,2%). A Globo é a que menos tempo dedica à programação religiosa (0,6%), mesmo percentual da TV Cultura.

A rede com mais tempo dedicado a jornalismo é a Record (35,8%) seguida pela Band (25,6%), Globo (22,1%) e SBT (19%). Em novelas, Globo e Record se igualam com 15,8%, e em esportes a Band lidera com 18,2%, seguida da Globo com 8,8% do tempo.

Em relação à origem do conteúdo, a Cultura é quem tem maior percentual de conteúdo estrangeiro (35,2% do tempo), seguido do SBT (33,2%), Band (22%) e Globo (21,9%). Na média, a programação brasileira leva 83,18% da grade e a programação estrangeira pega 15,20% do total de horas de programação. A íntegra da análise da Ancine com os gráficos e tabelas está disponível aqui.

Fonte: TELAVIVA

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