O Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina realizou nos dias 21 e 22 deste mês o “V Seminário e Comemoração dos 35 anos do SERT/SC” com o tema “Presente e Futuro da Radiodifusão”, no Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA, em Santo Amaro da Imperatriz.
A presidente do sindicato Marise Westphal Hartke recebeu os mais de 150 participantes entre radiodifusores e empresários catarinenses. Dentre as autoridades presentes estavam o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Gilson José Botelho, representando o Governador Raimundo Colombo – que, impossibilitado de comparecer enviou um vídeo parabenizando o sindicato pelos 35 anos de atuação -, o presidente da Associação Catarinense de Rádio e Televisão (ACAERT), Rubens Olbrisch, o presidente da Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (FENAERT), Ary Cauduro dos Santos, o gerente de Comunicação e Mercado do SEBRAE/SC, Wilson Sanches Rodrigues, o presidente do Sindicato da Empresas de Rádio e Televisão do Estado do Paraná (SERT/PR), Caique Agustini, e o Delegado Regional do Ministério das Comunicações em Santa Catarina, Carlos Lannes Duering, que colocou o MiniCom à disposição de todos os radiodifusores para ajudar e auxiliar no que for preciso.
A solenidade de abertura no domingo, 21, foi marcada por homenagens para as emissoras de rádio. Foram homenageadas as emissoras que junto com o SERT/SC completam esse ano 35 anos de fundação: Rádio Camboriu, Rádio São Bento, Rádio Capinzal, Sociedade Radio Continental e Rádio Doze de Maio.
Receberam homenagens também as emissoras: Rádio Cultura de Xaxim com 55 anos, as emissoras, Rádio Belos Vales, Rádio Difusora Colméia de Porto União e Rádio Fundação Frei Rogério AM completando 60 anos de atuação, Rádio Rural De Concórdia (AM e FM) com 65 anos, Rádio Sociedade Catarinense AM com 70 anos, Difusora de Joinville com 75 anos, e a emissora mais antiga de Santa Catarina, Rádio Clube de Blumenau também foi homenageada pelos 83 anos de história.
Discursos de pessoas que fizeram e fazem parte da história do SERT/SC tiveram momentos de emoções, como da atual presidente Marise, que disse estar bastante emocionada por presenciar e conviver com todos os radiodifusores catarinenses e por estar coordenando o aniversário de 35 anos do sindicato. “É uma história muito bonita de dedicação e que a grande maioria aqui presente contribuiu para essa história acontecer, isso nos enche de orgulho e nos dá uma satisfação muito grande de ver o resultado desse trabalho”, discursa Marise Westphal Hartke.
A abertura do V Seminário, contou também com apresentação do Coral Encantos, que fascinou todo o público com a apresentação, sendo finalizada com um jantar que proporcionou uma rica troca de experiências e informações, onde todos tiveram um momento de confraternização e comemoração.
Palestras que discutiram o futuro da radiodifusão catarinense
A segunda-feira, 22, começou com a palestra do Fernando Morgado que é pesquisador de mídia e comunicação, jornalista e professor, abordando “O rádio muito além do FM”.
Morgado reforçou que, para vencer os desafios impostos pelas novas tecnologias e pelo cenário econômico, é imprescindível que o meio rádio permaneça unido. “O rádio só tem a crescer com as novas tecnologias. A luta do rádio é pelo tempo da sua audiência. É preciso colocar as redes sociais a seu favor, interagindo com a audiência e fazendo a marca ser vista”, destacou Fernando, completando que é preciso trabalhar a marca da emissora na cabeça do ouvinte, para que além de ouvir ele comente e dissemine a rádio.
Quando citado as novas mídias, o pesquisador relembra que “A internet reforça as coisas que o rádio sempre teve, como a mobilidade, a interatividade e o alcance”, e que o radiodifusor deve usar a internet para fazer uma junção com o meio rádio, pois ela mais complementa do que rouba os ouvintes.
Fernando Morgado finalizou a palestra dizendo para os radiodifusores que ter um sindicato patronal é um grande beneficio para as emissoras, e no Brasil, alguns estados ainda não têm esse privilégio. Agradeceu pela troca de experiências, pois segundo ele, além dos ensinamentos que trouxe também aprendeu muito com os radiodifusores.
A segunda e ultima palestra do V Seminário do SERT/SC foi dirigida pelo advogado e administrador de empresas Michel Micheleto que trouxe para o publico o “Case Banda B – Como um veículo tradicional (Rádio AM) se expandiu para uma nova mídia”.
Micheleto é diretor da Rádio AM de Curitiba “Banda B”, meio que conquistou credibilidade dos ouvintes e informantes, e é considerada uma rádio de referencia na capital paranaense.
O advogado explica como conseguiu expandir a rádio AM para a mídia internet, que começou há mais ou menos 10 anos atrás, quando precisou inovar para não perder os ouvintes para o concorrente.
Atualmente a Rádio Banda B possui dois portais na internet, um voltado para notícias e outro focado em esportes, e conta com o ‘Banda B Classificados’, idéia que começou no rádio e se expandiu para web.
Michel revela que ainda esse ano entrará no ar o portal “Eu amo Curitiba”, site que será voltado tanto para o publico da cidade quanto para turistas, com informações, destaques e dicas da capital.
Fonte: SERTSC