A GfK entrou efetivamente em operação com seu serviço de medição de audiência de TV no país. Seus clientes – Record, SBT, Band e Rede TV! – começam este mês a treinar suas equipes técnicas no uso da plataforma.
Durante a fase de treinamento, os clientes utilizarão apenas dados fictícios, para evitar interpretações equivocadas dos números reais. A partir de maio, os clientes já trabalharão com dados reais da medição de audiência e do real time rating. O serviço que está sendo implementado pela empresa alemã no Brasil conta com um painel com mais de 6 mil domicílios, distribuídos entre as classes A a E – incluindo, pela primeira vez, comunidades.
Os dados iniciais se referem às regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro. O painel completo, que inclui as demais 13 regiões metropolitanas, será disponibilizado ao mercado no início do segundo semestre.
Segundo a empresa, o painel de televisão cobre 90% ou mais do IPC (Índice de Potencial de Consumo) de cada região metropolitana, garantindo a representatividade de todos os targets. A medição será feita por meio de um people meter que considera o conteúdo ao vivo e o gravado em cada mercado e cada aparelho de TV. Além disso, a medição considera cada espectador do domicílio, tanto moradores quanto convidados.
A GfK também já trabalha em um serviço de medição do consumo de conteúdo televisivo na internet (por computadores, tablets e smartphones).
Fonte: TELA VIVA