Regulação econômica da mídia e liberdade de expressão, a intervenção estatal no jornalismo e a censura aos meios de comunicação são alguns dos temas em debate no encontro que reunirá os ministros das Comunicações do Mercosul, na próxima terça-feira (6), em São Paulo.

Assuntos que afetam a radiodifusão, como a assimetria regulatória entre os países latino-americanos, a adoção de políticas de fomento ao setor, as interferências de sinais prejudiciais em zonas de fronteiras e o combate às rádios ilegais também serão discutidos pelos ministros do Brasil, Gilberto Kassab, da Argentina, Oscar Aguad, e do Paraguai, Ramón Jimenez Gaona.

Radiodifusores dos três países, empresários da comunicação, além da ABERT, também participarão do encontro.

“A radiodifusão tem um papel social inestimável. Entretanto, nos últimos tempos, os governos focaram sua atuação em incrementar responsabilidades e obrigações dos meios, como por exemplo, confisco de tempo e restrições à publicidade, sem quaisquer medidas efetivas para a promoção e sustentabilidade dos mesmos. O encontro possibilitará uma troca de experiências entre os três países”, afirma o presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo.

A reunião dos ministros das Comunicações do Mercosul acontece a partir das 9h, no Grand Hyatt Hotel.

Fonte: ABERT

.