Há 60 anos representando empresas de rádio e TV no Paraná
O ano era 1962. O país passava por momentos de grandes mudanças e de muita expectativa. Rumores davam conta de que haveria uma retomada das concessões por parte do poder público e de que haveria a nomeação de um interventor para a gestão da radiodifusão no país.
Os radiodifusores paranaenses ficaram alarmados com as notícias e procuraram estabelecer uma representação, onde acabaram escolhendo seus representantes que vieram a ser os fundadores do Sindicato à época.
Estes, instados a tomar uma atitude pró-ativa para evitar um colapso da radiodifusão, se prontificaram a agir como um grupo de pressão junto ao governo federal. Assim estava lançada a base para a fundação do Sindicato e para sua permanência como uma entidade representativa da classe empresarial.
Membros que compuseram a primeira diretoria do Sindicato
No dia 25 de abril de 1962 foi assinada a Carta Sindical, e a primeira Diretoria do Sindicato tomou posse no dia 22 de junho de 1962, sendo composta pelos seguintes integrantes
Dr. Abílio Holzmann
Presidente
Dr. Ruy Carvalhos Santos
Vice-Presidente
Benedicto Marques
1° Tesoureiro
Viriato Luso dos Reis
2° Tesoureiro
Samuel Silveira
1° Secretário
Tobias de Macedo Jr.
2° Secretário
Ismail Macedo
1° Suplente
Ubiratan Lustosa
2° Suplente
Cônego Francisco Staxzinski
3° Suplente
Dr. Nagibe Chede
Conselho Fiscal
Abrão Manoel Machuca
Conselho Fiscal
Dr. Antonio Lustosa de Oliveira
Conselho Fiscal
Wallace Pina Raul D’Alcol
Suplente
Adélio Ramiro de Assis
Suplente
Buscar o estudo, defesa, coordenação e representação legal e em juízo, dos interesses da categoria das Empresas de Radio e Televisão na base territorial do Estado do Paraná. Interface com os sindicatos laborais para definição das Convenções Coletivas de Trabalho.