Foi criado nesta segunda-feira, 13 de julho, em Mato Grosso, o sindicato das empresas de rádio e televisão, que inicialmente congrega em torno de 50 emissoras com o objetivo de representação do setor em questões trabalhistas, tributárias e previdenciárias.
Mato Grosso é o 18º estado a ter um sindicato e o 16º a fazer parte da Federação Nacional da Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert). À frente do sindicato, o empresário Diógenes de Abreu Fagundes, eleito por unanimidade nesta segunda-feira. A gestão é de três anos, podendo se prorrogar por mais três anos. Na vice-presidência, o ex-deputado estadual Hermínio Barreto.

 
A eleição e posse foram prestigiadas pelo presidente da Fenaert, Ary dos Santos e o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Pimentel Slaviero. Segundo Ary, o momento é muito importante para o setor, que busca o fortalecimento diante de uma situação de crise econômica que vive o Brasil e uma legislação trabalhista muito defasada. Já o presidente da Abert falou sobre as dificuldades enfrentadas hoje no processo de migração das emissoras de rádio AM para FM, bem como na finalização do sinal analógico pelas emissoras de televisão.
O novo presidente, Diógenes Fagundes, coloca entre as suas prioridades a realização de eventos ainda neste ano para a qualificação da mão-de-obra que atua no setor, as negociações coletivas de trabalho, a discussão dos critérios, formas e aplicação das cobranças realizadas pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, que centralização a cobrança dos direitos autorais de execução pública musical), além do cumprimento da legislação pelos empresários do setor.

 

Fonte:  FENAERT