Na madrugada desta quarta-feira (11/05), faleceu o jornalista, radialista, proprietário das rádios Educadora AM e Vizinhança FM, de Dois Vizinhos, Valdir Luiz Pagnoncelli, aos 74 anos. Ele lutava desde 2011 contra o câncer. O velório é realizado na manhã desta quarta, em Francisco Beltrão, com missa de corpo presente às 16h e, em seguida, o corpo será cremado. A prefeitura de Dois Vizinhos decretou luto oficial por três dias no município.

Nascido em Sananduva, no Rio Grande do Sul, mudou-se com a família para Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, ainda criança, onde construiu toda sua história na radiodifusão paranaense. Entre várias atividades comerciais e públicas no município, fundou a Rádio Educadora AM de Dois Vizinhos em 5 de agosto de 1977. Fundou a Rádio Vizinhança FM de Dois Vizinhos em 28 de novembro de 1991. Foi presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) na gestão 2001/2003.

Valdir já fez alguns ensaios como escritor. Publicou a Revista “História dos 25 anos e a Revista dos 40 anos da Rádio Educadora AM de Dois Vizinhos”. Escreveu o livro sobre a “História dos 40 anos da Paróquia Santo Antônio de Pádua”, de Dois Vizinhos. Publicou a obra “História de Dois Vizinhos”, em parceria com Jaime Guzzo e Ivan Lovizon e colaborou na edição de “Saiba mais sobre Radiodifusão”, que trata da organização comercial de uma emissora de rádio. Em 2019 Valdir ainda fez a publicação do livro “A Ilha, Vestígios e Histórias no Rio Santana”, com registros históricos da região. Em 2022, está previsto ainda o lançamento de obra marcada por histórias da chegada dos imigrantes italianos e também o livro “Pai e Filho, Nani & Diro”, que é uma autobiografia.

Além de todo o legado para a radiodifusão do Paraná, Valdir deixa esposa e o filhos Giovani, Raquel e Renata. Giovani Pagnoncelli hoje é diretor regional Norte na Aerp e a irmã Renata Pagnoncelli Deconto á membro da Aerp Jovem.

Recentemente, Valdir Pagnoncelli havia sido homenageado dentro do projeto Guardiões da Aerp, websérie que traz entrevistas e depoimentos daqueles que fazem parte da história da Associação:

 

Homenagens

O presidente da Aerp, Caique Agustini, recebeu a notícia com grande pesar:

“Valdir Pagnoncelli enfrentou sem dúvida nenhuma um dos períodos institucionais mais difíceis da Aerp. E foi ele quem suportou e fez o que era necessário para preservar a entidade e seus associados. Esse tipo de gesto de grandeza é feito por pouquíssimas pessoas no Brasil de hoje, quase nenhuma. Nós precisamos de mais presidentes como Valdir Pagnoncelli foi. Além de tudo, um grande coração, um grande homem que deixa uma família linda e um legado institucional fantástico. Foi um grande prazer tê-lo na presidência da Aerp e principalmente poder reencontrá-lo ainda com vigor na última semana. Agradeço a Deus por essa oportunidade.”

Vários radiodifusores de todo o Paraná também prestaram suas homenagens:

“É muito triste mesmo mais uma partida. Grande pessoa, grande radiodifusor! Tive o privilégio de estar junto na sua gestão como presidente. Aprendi muito. Que Deus conforte toda a família e o acolha em um bom lugar”, disse Eloi Bonkoski, de Campo Mourão.

“Me junto ao sentimento de tristeza dos amigos radiodifusores pelo falecimento do sr Valdir, que sempre foi uma pessoa das mais queridas em nosso meio. A familia o nosso carinho e sentimento de pesar pelo ocorrido”, enalteceu João Garcia, de Terra Rica.

“Grande amigo e companheiro na gestão da Aerp. Ex presidente, exerceu com inteligência o cargo. Descanse em paz Valdir! Meus pêsames a toda família enlutada!!”, afirmou Ilídio Sobrinho, de Umuarama.