Brasília, 06/03 /2015 – “A nossa grande missão é a de garantir o direito à comunicação para o nosso povo. Esse é o trabalho-chave do Ministério das Comunicações”. A declaração foi feita pelo novo secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério, Emiliano José, durante sua posse nesta sexta-feira (6), no auditório do MiniCom.

emiliano

Ao destacar as prioridades de sua gestão à frente da Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica (SCE), Emiliano disse que é fundamental abrir o debate para a sociedade sobre o setor de comunicação no Brasil. Segundo ele, a Constituição já estabelece regras claras, mas ainda não regulamentadas para a área de comunicação. “Se olharmos cada um dos artigos, percebemos o quanto há de avançado, basta que seja aplicado.”

Emiliano José lembrou que neste mês o Brasil comemora 30 anos de redemocratização, completando o maior período democrático da história do país. “Sem comunicação diversa, sem comunicação múltipla, sem dar voz à diversidade brasileira, a democracia fica comprometida”, reforçou.

O novo secretário apontou também outros desafios da SCE. Um deles é a ampliação do número de rádios comunitárias. Ele anunciou que vai atuar para desburocratizar a análise dos processos, com a formação de um grupo de trabalho para tornar esse trabalho mais ágil. Outra atuação importante da secretaria, segundo Emiliano, será acompanhar o processo de desligamento do sinal analógico de TV e implantação da TV digital no Brasil.

posse geral

Novos diretores

Durante a solenidade de posse também foi feita a apresentação dos novos diretores da Secretaria de Comunicação Eletrônica. O Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Serviços de Comunicação Eletrônica (DEAA) será dirigido por Adolpho Loyola. Já o Departamento de Outorga de Serviços de Comunicação (DEOC) terá como diretor Jovino Pereira. Eles substituem João Paulo Andrade e Denise de Oliveira, respectivamente.

A cerimônia de posse, que contou com a participação de servidores do ministério, foi comandada pelo secretário-executivo Luiz Antonio Alves de Azevedo. Ele apresentou o novo secretário e diretores da SCE e reforçou a importância da colaboração e participação de cada um dos servidores na concretização dos projetos prioritários da secretaria.

Perfil

O secretário de Comunicação Eletrônica é jornalista, com mestrado e doutorado pela Universidade Federal da Bahia. Emiliano José foi eleito deputado federal pelo PT por três mandatos e também já exerceu os cargos de deputado estadual da Bahia e vereador de Salvador. Ele é professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e possui nove livros publicados.

 

Fonte: Ministério das Comunicações