O levantamento prévio realizado pela EAD (empresa administradora da digitalização) para a região metropolitana de São Paulo, cujo desligamento da TV analógica está programado para o final de março, mostra que 86% dos domicílios estão aptos a receber o sinal da TV analógica. Os dados foram apresentados pela EAD à Anatel nesta segunda, 30, e divulgado pela agência. Isso significa que a população de São Paulo está muito mais preparada para o desligamento analógico do que estavam as outras cidades que passaram pelo processo, como Rio Verde/GO e Brasília/DF. Na prática, esse percentual, que está acima do que a própria agência esperava, deve dificultar o convencimento do Gired (Grupo Gestor da TV Digital) a adiar a data do desligamento, como pediam as teles. Como o percentual mínimo a ser atingido é de 93% (ou 90% com a margem de erro), é possível que com a intensificação da campanha e distribuição dos conversores em estoque seja possível desligar o sinal na data. A EAD estava preocupada por conta do atraso na chegada dos set-tops digitais, que foram encomendados mais tarde por conta de um alongamento nas discussões sobre a configuração.

O percentual elevado de São Paulo deve-se ao fato de que a cidade tem TV digital disponível por várias emissoras há quase 10 anos, e também ao maior poder aquisitivo.

A pesquisa constatou ainda que 95% da população de São Paulo já ouviu falar em sinal da TV digital, enquanto no entorno o percentual é ainda maior, chegando a 98%. O Ibope, que realizou a pesquisa contratada pela EAD, também verificou que cerca de  88% das famílias (87% na capital e 88% no entorno) têm conhecimento de que a TV analógica será desligada.

 

 

Fonte: TELAVIVA

 

 

.