O desligamento escalonado do sinal analógico no Distrito Federal e mais nove municípios goianos, localizados no entorno de Brasília, dará prioridade para as 12 retransmissoras. Nesse caso, nos cerca de 80 mil aparelhos de TV analógicos não haverá nenhum aviso. Já o desligamento das 13 geradoras será notificado por meio de uma cartela, que informará a disponibilidade do sinal na tecnologia digital, e que ficará no ar por 30 dias.

A distribuição de kits com conversor e antena para as famílias beneficiárias dos programas do governo federal continuará por mais 45 dias, após a data limite do desligamento. De acordo com o presidente do Gired, Rodrigo Zerbone, já foram entregues 75% do total dos kits previstos para a região.

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, disse que a experiência de Brasília será importante para o desligamento do sinal analógico de TV nos próximos estados. De acordo com o cronograma, a próxima cidade é São Paulo, prevista para 29 de março de 2017. Porém, ele não confirmou que essa data será mantida. “Ainda haverá uma avaliação sobre esse prazo”, afirmou.

Além do Distrito Federal, o desligamento do sinal analógico da TV aberta também atinge as cidades goianas de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

Fonte: TELA VIVA

.