Famílias beneficiárias dos programas sociais do governo federal têm direito a retirar gratuitamente um kit com conversor digital e antena. Objetivo é garantir que todos tenham acesso à TV digital após o desligamento do sinal analógico em 26 de outubro.

Em Brasília e nove cidades do entorno do Distrito Federal, 62% das famílias beneficiárias dos programas sociais do governo federal já receberam os kits de conversor digital e antena. Dos 346 mil inscritos no Cadastro Único, 213 mil já retiraram gratuitamente os equipamentos nos pontos de distribuição espalhados pela região. O kit é necessário para que os televisores antigos continuem recebendo a programação da TV aberta mesmo após o desligamento do sinal analógico, programado para 26 de outubro. O switch off vai atingir, além do DF, as cidades goianas de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás. Com a mudança, elas passam a ser atendidas somente pelo sinal digital.

Um dos requisitos para que o desligamento aconteça é que 93% dos domicílios estejam recebendo o novo sinal. Os pontos de distribuição dos conversores devem continuar em funcionamento pelo menos um mês depois do encerramento do sinal analógico. Brasília é a primeira capital do país a passar pela migração. Em março, o sinal analógico foi desligado em Rio Verde (GO), município usado como teste-piloto.

A transição é coordenada em todo o Brasil pela “Seja Digital” (EAD – Associação Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV), entidade criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pelas operadoras de telefonia que venceram o leilão da faixa de 700 MHz. Com o switch off analógico, essa frequência vai ficar disponível para expandir o serviço de telefonia móvel 4G no Brasil.

As famílias beneficiárias dos programas sociais cadastradas até 7 de fevereiro, residentes em Brasília e região e que ainda não fizeram o agendamento para retirar os kits devem acessar o site www.vocenatvdigital.com.br ou ligar para 147 e informar seus dados.

 

Fonte: Ministério das Comunicações

 

.